Translate

Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Você está preparado para submeter seu currículo as análises que empresas fazem de candidatos a vaga de emprego?

Com a crescente inovação tecnológica principalmente em produtos e serviços nas Redes Sociais, hoje as empresas já tem equipe especializada para analisar currículos de candidatos a vaga de emprego, uma opção inteligente de efetuar um filtro restritivo para escolher o perfil mais adequado as tarefas, atividades e responsabilidades inerentes ao cargo.
Então, suas publicações, artigos, fotos, links, blogs, sites, páginas e tudo relacionado ao seu perfil (que já foram publicados) nas aplicações das Redes Sociais, funcionam como um passaporte da era virtual para a realidade nua e crua.
Um filtro exagerado e muito utilizado no passado (e ainda hoje em algumas empresas) aos candidatos a vaga de emprego, é a consulta do seu número de CPF nos órgãos de proteção ao crédito, {caso seu CPF conste na lista de restrição} simplesmente você já não participará do processo seletivo.  
É lógico que você jamais conseguirá ter plena certeza de que foi justamente isso que aconteceu, a saída estratégica para a equipe de Recrutamento e Seleção {Mesmo você já ter participado da dinâmica em grupo} é dizer o seguinte: "Pessoal, aqueles que eu chamar, acompanharão esse(a) Jovem para a outra sala" - Chegando na outra Sala...O (A) Jovem diz: "com a maior cara de pau", Parabéns a todos vocês foram muito bem na Dinâmica de Grupo e em breve serão contatados para a segunda fase do Processo Seletivo, por favor aguardem comunicado em seus respectivos e-mail ou celulares. Muito Obrigado!
E lá se vão dias e dias.....
Voltando ao seu perfil nas Redes Sociais, muitos e muitos detalhes que você já publicou {e nem se lembra mais} serão analisados por especialistas em "Achar pelo em OVO", que poderão traçar seu perfil e tendências se são ou não adaptáveis as tarefas inerentes as atividades funcionais da vaga. 
Então, não se iluda mais, hoje um currículo bem elaborado, mostrando suas habilidades e conhecimento na área de atuação, já não é o único instrumento para conseguir o tão sonhado emprego.
Hoje, muitas empresas analisam o seu perfil social (Facebook, Twitter, What's App e tantos outros, que mostrarão sua capacidade de lidar com diversas situações dentro da organização e principalmente a contribuição que poderá dar a uma equipe de trabalho.
Então revise sempre tudo que você, publica ou compartilha em suas páginas, pois não adianta você ter uma experiência incrível na função da vaga anunciada {comprovada com registro em carteira de trabalho} mas em alguma publicação sua, constar que não gosta muito de pessoas chatas ou burras, ou ignorantes, ou incompetentes, ou, ou, ou, ....
Um dos princípios de Caráter, é justamente seu histórico de vida e coerência em suas ações e palavras.
Seja sempre verdadeiro, tanto ao manifestar suas opiniões ou compartilhar ideias de terceiros, como ao elaborar seu currículo {a vaga está solicitando que o candidato tenha o Ensino Médio completo} não adianta tentar enganar, pois em tempos de tecnologia avançada, (principalmente aqui no estado de São Paulo) com uma simples consulta na página do GDAE https://concluintes.educacao.sp.gov.br/publica/ sua mentira será descoberta. E com certeza seu currículo não será separado para análise.
Você já parou para pensar do por que? Existe um período de experiência em todos os cargos e funções exercidos dentro da empresa, não somente para aprovar suas habilidades na execução das tarefas, como também outras pesquisas que serão feitas após a contratação do empregado (que por motivos da urgência em cumprir contratos na prestação de serviços ou fabricar produtos, não deu tempo de realizar todos os procedimentos padrão no Processo Seletivo), então serão selecionados muitos candidatos que entrarão na classificação, que possivelmente, entrará no lugar do empregado que não passou no período de experiência, e os motivos que na maioria das vezes ele não saberá, por padrão, será: "Infelizmente seu perfil não satisfaz a exigência do cargo ou função realizada". 

Reflita!

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8"